Perguntas frequentes

Aniversários, Batizados e Adoções. Dog debutante. Noivados, Casamentos e “Uniões estáveis”.

Ocasiões especiais: premiações, nascimento de filhotes, e diversas outras datas.

Eventos beneficentes de arrecadação de fundos e donativos para instituições de cuidados e tratos com os animais.

Eventos empresariais e corporativos para o Setor Animal e Segmento Pet (Indústria de medicamentos, acessórios, alimentos, e outros. Pet shops e Pet Centers. Demais áreas sinérgicas)



Por que fazer uma festa para animais de estimação?


Estes momentos são grandes oportunidades de sociabilização entre os felizes donos dos pets que, assim como nas festas infantis de um aninho, servem para demonstrar todo o amor e carinho que se tem, além de proporcionar momentos inesquecíveis para todos os participantes.
Isso sem falar na expansão da rede de relacionamentos e colaborações que naturalmente surgem e se expandem, proporcionando momentos de novas amizades, mas com um “velho” ponto em comum: o amor aos nossos queridos pets!



Quem devo convidar?

Inicialmente toda pessoa – adulto, criança ou adolescente - que seja de seu relacionamento e proximidade. Familiares, amigos, conhecidos que tenham pets, e amem esta gostosa convivência; clientes, parceiros comerciais, o/a profissional veterinário/a, profissionais da pet-shop que cuida de seu cãozinho ou gatinho de estimação, e outros.

Entretanto isso dependerá do motivo do evento que você fará.

Por exemplo: se for o aniversário, batizado, casamento, comemoração de troca de faixa de premiação, ou situações similares, todas as pessoas se enquadram como potenciais convidados.
Mas, se for um evento beneficente do tipo para arrecadar fundos para uma instituição de cuidados com os animais, ou com a finalidade de evento empresarial (desfile de modas e demonstrações de novos produtos em pet-shops, indústrias de produtos destinados a pets, e outros), é mais indicado o convite se estender a determinado público que tenha sinergia com o objetivo social/empresarial da ocasião.
A sua Pet-cerimonialista estará apta a lhe auxiliar e orientar nesta, e em outras questões e dúvidas que porventura surjam, além de lhe sugerir outras visões sobre o mesmo tópico.


Quantos e quais bichinhos devo convidar?

Tudo dependerá do local e espaço onde será realizado o evento, e do orçamento imaginado para o investimento na realização da festa, uma vez que você poderá ter, para cada pet-convidado, a presença de mais um, dois ou mais convidados humanos, além do proprietário do cachorrinho.

É importante lembrar que este espaço precisará ser amplo, bem iluminado, bem ventilado, confortável, seguro e adequado para receber tanto os bichinhos quanto os humanos.

Seja realista sobre estes aspectos e, também, sobre o estilo da festa que será realizada em termos dos jogos, recreações e brincadeiras que acontecerão envolvendo os bichinhos e humanos durante o evento.

Outro ponto importante a se considerar é a diferença entre as raças que serão convidadas, e se todos eles estão preparados para as relações sociais (se adestrados, sociabilizados, acostumados com muitas pessoas e outros cães) porque um cão que fique – ou seja - excessivamente agressivo, caso não tenha espaço apropriado para acomodá-lo durante o evento até que o mesmo se acalme, poderá causar desconforto aos demais convidados e pet-convidados, principalmente se também houver crianças presentes.
É importante que você conheça os seus convidados caninos e evite convidar um cão que você não conheça, ou que tenha um temperamento mais agressivo com os outros convidados.
Será reconhecida como uma atitude muito gentil de sua parte se preocupar com o bem-estar de todos os convidados, já a partir da confecção da lista de convidados!




Posso fazer uma festa infantil junto a pet-festa?


Sim, nada impede. Pelo contrário! Será um momento duplamente animado e alegre, muito agradável tanto para as crianças quanto para os pets, bastando para isso algumas precauções e providências para que os bichinhos não fiquem muito estressados, assim como as crianças.

É interessante orientar os pais e/ou acompanhantes para manter as crianças longe de cães desconhecidos e também orientá-las quanto a não alimentar e fazer carinhos e afagos no bichinho de outro amiguinho que já não esteja acostumada com ela, ou que não se mostre receptivo e acostumado a receber  muitos mimos; ter espaços adequados para receber tanto as crianças, como os adultos e os pet-convidados de forma que, no momento de maior euforia da festa (geralmente o momento do “parabéns pra você!”) se o barulho da alegria for muito intenso e excitar demais tanto os cãezinhos quanto as crianças, eles possam ficar em um espaço exclusivo para eles.

Outra observação importante a se fazer é que o anfitrião deverá tomar a precaução de informar previamente aos pais/responsáveis da criança convidada que será uma festa mista, com a presença também de cachorrinhos, para o caso de crianças que tenham medo de cães.


Posso fazer uma pet-festa junto a minha festa de casamento?


Sim, sim e ... sim! E tenha a certeza: será o máximo, e super-criativo e inusitado!

Mas damos algumas dicas pra você porque alguns cuidados e providências precisarão ser tomados para zelar pelo bem-estar e segurança tanto de seu bichinho de estimação como, também, dos demais convidados.


Cerimônia de casamento em Igreja: converse antecipadamente com o padre/ministro/pastor/outros e verifique se haverá esta permissão. Caso contrário ele – assim como os convidados que deverão ser previamente informados – poderão interpretar a inusitada iniciativa como um desrespeito ao local e religião. 



Cerimônia de casamento em espaço aberto: são os melhores e mais indicados locais para a celebração do casamento acompanhados de cachorros, sejam eles convidados, ou participantes da cerimônia como “pajens e daminhas”. 

Algumas regrinhas básicas de boa conduta e comportamento:
  • Providencie um lindo traje de festa para seu cachorrinho, mas não se esqueça do principal: o conforto e bem-estar de seu bichinho. Nada de coisas excessivamente paramentadas, apertadas, que tolham os movimentos naturais dele. Se for o caso, uma bela coleira de strass ou pérolas para as fêmeas, e uma bela gravatinha borboleta para os machos – talvez similar ao do noivo, quem sabe?! - dará um charme e sofisticação todo especial a eles.
  • Leve-o a passear mais de uma vez ao dia, para que faça as suas necessidades. Repita o passeio uns 20 minutos antes da cerimônia para que o bichinho faça novamente as suas necessidades e evite transtornos e correrias no espaço do evento.
  • Durante toda a cerimônia e evento mantenha seu cachorrinho à coleira. Nem todos os convidados gostarão e apreciarão a presença de seu bichinho de estimação naquele ambiente. Conviva e respeite as diferenças! 
  • Nunca deverão entrar sozinhos na igreja/espaço. O mais indicado é que entrem presos a coleiras e guias, conduzidos por uma das daminhas ou pajens. 
  • Evite manter o seu cachorro por tempo excessivo em sua cerimônia e festa. Diferente dos humanos eles preferem ambientes mais tranquilos. Providencie alguém de sua confiança pra levá-lo para casa, ou colocá-lo em um ambiente tranqüilo e reservado, cercado de mimos, carinhos, água fresca e comida, para que possa descansar até o final da festa. Insistir que o cachorro permaneça na festa com muita gente, música, confusão e dança será pedir para ter confusão e stress na certa!


Como preparar e distribuir os convites?

Isso é uma responsabilidade da Pet-Cerimonialista, caso você a contrate. Você apenas terá que passar a relação dos convidados e deixar que a profissional se encarregue de tudo o mais, inclusive o RSVP e agradecimentos posteriores.

Mas se você mesmo quiser se encarregar desta parte fazendo e distribuindo os convites, dependendo do motivo e estilo da pet-festa, esta poderá até mesmo ser feita por telefone, e-mail ou cartões manuscritos.

Entretanto o mais simpático e elegante é você contratar a confecção de belos convites em harmonia com o estilo da pet-festa, ou buscar algumas ofertas já disponíveis em boas casas do setor, ou até mesmo fazê-los em seu computador uma vez que já existem diversos softwares disponibilizados no mercado.

Não se esqueça de mencionar no convite/contato com o convidado: o motivo e tema da pet-festa (se um aniversário com desfile de modas, por exemplo), seu nome e telefone, o nome e raça de seu pet, o endereço completo e referência de chegada no local de realização da pet-festa, data e hora de início e finalização da pet-festa.


A lista de presentes: Caso haja uma lista de presentes em alguma pet-shop, informe ainda no convite o site, telefone e endereço da loja que estará cuidando da lista de presentes.
Inclua, ainda, o nome, e-mail e telefone da Pet-cerimonialista (ou Pet-assessora, ou Pet-consultora), caso esta esteja te auxiliando na organização do grande dia!

  
Onde posso realizar a pet-festa?

Em casa, em seu quintal, no playground de seu prédio, em parques e áreas públicas (providenciamos autorizações), sítios e fazendas, em áreas livres diversas, em um centro de treinamento de cães, áreas e casas de eventos alugadas para a ocasião, em um espaçoso iate, ao redor de sua piscina (fechada com a tela de proteção, obviamente), salões de eventos, pet-shops, canis e resorts que disponibilizam de espaços para festas, estacionamentos de empresas contratantes, e outros locais que aceitem os convidados de quatro patinhas, sem restrições.





Alguns cuidados e gentilezas que deverão ser ofertadas:

Informe aos convidados sobre a importância de que seus cãezinhos venham para o evento com suas coleiras e guias.

Apesar da idéia de que todos participarão livremente da pet-festa é importante que se tome a precaução de voltar todos os bichinhos para suas coleiras e guias, no momento e/ou espaço que estejam as mesas de guloseimas, salgados e bebidas dos humanos, evitando-se assim que eles se alimentem de produtos indevidos e intoleráveis para eles.

Ao realizar o convite para a pet-festa, verifique com os proprietários se aquele cãozinho possui alguma restrição ou intolerância alimentar, alguma alergia a algum alimento, ou alguma observação que deva ser anotada e informada ao Pet-Buffet e a Pet-Cerimonialista para as devidas providências de cardápios especiais e os devidos cuidados durante a realização da pet-festa.

Ao final - e após a pet-festa (no dia seguinte, ou até uma semana após, caso haja o envio e/ou de lembranças posteriores ao convidados, tipo fotografias) - a Pet-Cerimonialista se encarregará de se despedir de cada um dos convidados por você, agradecer a todos pela presença e pelos presentes ofertados (caso haja uma profissional contratada para isso).
Entretanto é muito gentil que você também, caso possa, despeça-se dos convidados e agradeça por suas presenças e de seus pets, no momento da saída dos mesmos.
É muito importante deixar registrado o quanto foi importante e divertido a presença de cada um dos convidados (humanos e pets) para o sucesso e alegria do evento.


Encaminhe-nos também as suas perguntas e sugestões por nosso e-mail festaboapracachorro@hotmail.com que teremos a maior satisfação em responder!

0 comentários:

Postar um comentário